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Está com dúvidas? Está acontecendo algum erro? Problemas operacionais? Estamos aqui para ajudá-lo.
Veja as Perguntas Frequentes (FAQ), se não resolver, envie-nos sua questão pelo Formulário de Notificação de Problemas.
Esta página contém respostas às perguntas normalmente tratadas pelo nosso pessoal de suporte, junto com algumas dicas e truques que consideramos úteis e que apresentamos aqui na forma de perguntas.
Obs.: Nestas repostas, seguiremos algumas convenções para descrever os procedimentos da interface de usuário. As combinações de teclas serão apresentadas assim: Ctrl+Alt+Delete, o que significa que você deve pressionar, e manter pressionadas, as teclas 'Control', 'Alt' e 'Delete' ao mesmo tempo. As seleções de menu serão apresentadas assim: Arquivo->Abrir, o que significa que você deve abrir o menu 'Arquivo' e, em seguida, escolher 'Abrir'.
1. Como ter acesso ao sistema SGE?
2. Para que serve a Função Parâmetros?
4. Como mudar o status da "RI concluída" para o status de "RI Pendente"?
1. Como ter acesso ao sistema SGE?
Acessar o "SGE" através de um "double
click" sobre o ícone específico criado para o sistema.
Ao aparecer à tela de entrada do sistema, digite o nome resumido (para
acesso), e em seguida a sua senha e confirme os dados, sobre a opção
"OK".
Feito isto, aparecerá à tela do MENU principal do SGE. O usuário
poderá então operar o sistema fazendo as consultas que forem
necessárias, através da utilização do mouse, clicando
sobre a função sobre a qual deseja acessar. O ambiente Windows
permite manter abertas várias janelas, possibilitando uma navegação
mais rápida quando necessário o acesso a várias funções
do sistema.
(Voltar ao início)
2. Para que serve a Função Parâmetros?
Ao acessar esta função aparecerá uma
"janela" apresentando todos os títulos que servirão
como parâmetros (dados primários) a serem utilizados pelo sistema.
Os vários títulos definidos como parâmetros deverão
ser preenchidos para possibilitar a "adequação" do
sistema aos diferentes ambientes industriais. Caso deseje incluir, alterar
ou consultar dados para um dos títulos definidos como parâmetros,
basta posicionar o indicador do mouse sobre opção desejada e
dar um único click. Através do uso das setas vermelhas pode-se
"correr" a lista para os registros já cadastrados: setas
para a esquerda, navegação no sentido de início da lista
e para direita, sentido do fim da lista, conforme indexação
(ordenação de dados) para a lista. Para incluir, alterar e excluir
registros, imprimir dados e visualizar registros cadastrados na forma de "grade",
basta clicar sobre a opção que indique a ação
que deseja tomar, nos botões do rodapé da “janela”.
(Voltar ao início)
3. Como cadastrar ou localizar um TAG?
Acesse o MENU principal e a função ARQUIVO
(ou o ícone de atalho sob a barra de ferramentas) e “click”
sob a opção "Classificação Equipamento"
(“Equipamento”). Ao aparecer a tela de "Classificação
e Graduação do Equipamento", digite a opção
desejada no menu de rodapé desta "janela" ("Incluir",
"Alterar" ou "Excluir"). Para efetuar a consulta dos dados
de um TAG cadastrado basta clicar sobre o campo "Equipamento" e
selecioná-lo. Para tanto basta correr a lista que encontra-se indexada
em ordem alfabética, ou simplesmente digitar o próprio TAG que
se deseja localizar. Outra forma de consulta poderá ser feita através
das setas vermelhas indicativas de direção (para a esquerda,
pesquisa no sentido do início da lista e para a direita, no sentido
inverso).
Para a inclusão, o usuário deverá informar os dados desejados
para cada um dos campos dessa tela, clicando sobre cada uma das "orelhas",
de forma progressiva e na ordem abaixo.
• Caracterização
O usuário deverá informar a denominação do equipamento
a ser cadastrado (Equipamento), escolher o tipo, os subtipos (parada e externo),
os fluidos (primário e secundário), informar a data de início
de operação e se o equipamento sofrerá inspeção
em parada. Para os campos parametrizados (tipo, subtipo, etc.) basta clicar
sobre o mesmo e escolher uma das opções disponíveis.
• NR-13
Informar a pressão máxima de operação do equipamento
(na unidade kg/cm², sendo que internamente o sistema transformará
a pressão para MPa), o volume (em m³) e escolher a classe do fluido
conforme opções disponíveis (classe A, B, C ou D).
• Classificação
Informados os dados referentes à NR-13 (para os equipamentos enquadrados
na mesma), o sistema gera automaticamente a classe de avaria 1. A classificação
dos equipamentos em conformidade com a NR-13 se dará automaticamente
nesta função, através do preenchimento dos dados de pressão
em kg/cm2, o volume em metros cúbicos e a classe do fluido (A, B, C
ou D), ou ainda a pressão e o volume para as caldeiras. Para o preenchimento
do campo das próximas 3 classes, basta fazer a escolha "correndo"
a lista de opções com todas as classes de avaria já cadastradas
no sistema. Em seguida informe o código de liberação,
a importância operacional e os riscos de explosão e incêndio.
• Localização
Escolher a unidade operacional, a área e o sistema no qual o equipamento
se enquadra. Informar o SOP, o número do fluxograma de engenharia e
das plantas baixas onde o mesmo aparece (se necessário).
• Risco
Avaliação qualitativa do risco que o TAG se encontra. O sistema
informa a conseqüência de falha, através da importância
operacional, o usuário devera informar a probabilidade de falha, para
que o SGE possa calcular o risco de falha.
Após estes procedimentos o usuário deverá confirmar os dados informados, através do botão verde que fica na parte inferior da tela.
4. Como mudar o status da "RI concluída" para o status de "RI Pendente".
Após conclusão da RI, feita pelo PH, que também
informa a data na qual foi concluída. A RI não poderá
mais modificar o seu status, nem mesmo sofrer algum outro tipo de alteração.
(Voltar ao início)
5. Na classificação do equipamento, NR-13, ao inserir dados referentes à pressão negativa (vácuo) de um determinado equipamento e fazendo uso do sinal "-", ocorrerá algum tipo de interferência no SGE?
Não. Para o sistema SGE não há problema,
pois trata esta Exceção "Pressão negativa (vácuo)",
continuará identificando a categoria NR13 a partir da pressão
x volume e levando em contra a classe do fluido.
(Voltar ao início)
6.Qual é o tamanho de um croqui para ser adicionado ao SGE? Por que quando colocamos no tamanho normal ele desconfigura, ou seja, ou fica pequeno demais ou grande demais. E no caso de foto também existe um procedimento para esses arquivos serem adicionados ao SGE?
Podemos incorporar imagens do tipo "BMP ou JPG" e é bom editá-la antes de inserir no sistema SGE, para isto poderá usar qualquer editor de imagens, um exemplo destes editores é o "Photo editor" da Microsoft. Ajuste a imagem, salve, e adicione no SGE. Caso não tenha ficado bom, tente novos ajustes redimensionando a imagem.
Obs: ao redimensionar a imagem no Photo editor, não
perderá qualidade nem ficará distorcida.
Normalmente as dimensões para as fotos são:
480 X 400 pixels.
Para croqui:
562 X 750 pixels.
(Voltar ao início)
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