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Veja as Perguntas Frequentes (FAQ), se não resolver, envie-nos sua questão pelo Formulário de Notificação de Problemas.

Esta página contém respostas às perguntas normalmente tratadas pelo nosso pessoal de suporte, junto com algumas dicas e truques que consideramos úteis e que apresentamos aqui na forma de perguntas.

Obs.: Nestas repostas, seguiremos algumas convenções para descrever os procedimentos da interface de usuário. As combinações de teclas serão apresentadas assim: Ctrl+Alt+Delete, o que significa que você deve pressionar, e manter pressionadas, as teclas 'Control', 'Alt' e 'Delete' ao mesmo tempo. As seleções de menu serão apresentadas assim: Arquivo->Abrir, o que significa que você deve abrir o menu 'Arquivo' e, em seguida, escolher 'Abrir'.

1. Como ter acesso ao sistema SGE?

2. Para que serve a Função Parâmetros?

3. Como cadastrar um TAG?

4. Como mudar o status da "RI concluída" para o status de "RI Pendente"?

5. Na classificação do equipamento, NR-13, ao inserir dados referentes à pressão negativa (vácuo) de um determinado equipamento e fazendo uso do sinal "-", ocorrerá algum tipo de interferência no SGE?

6. Qual é o tamanho de um croqui para ser adicionado ao SGE? Por que quando colocamos no tamanho normal ele desconfigura, ou seja, ou fica pequeno demais ou grande demais. E no caso de foto também existe um procedimento para esses arquivos serem adicionados ao SGE?

1. Como ter acesso ao sistema SGE?

Acessar o "SGE" através de um "double click" sobre o ícone específico criado para o sistema.
Ao aparecer à tela de entrada do sistema, digite o nome resumido (para acesso), e em seguida a sua senha e confirme os dados, sobre a opção "OK".
Feito isto, aparecerá à tela do MENU principal do SGE. O usuário poderá então operar o sistema fazendo as consultas que forem necessárias, através da utilização do mouse, clicando sobre a função sobre a qual deseja acessar. O ambiente Windows permite manter abertas várias janelas, possibilitando uma navegação mais rápida quando necessário o acesso a várias funções do sistema.
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2. Para que serve a Função Parâmetros?

Ao acessar esta função aparecerá uma "janela" apresentando todos os títulos que servirão como parâmetros (dados primários) a serem utilizados pelo sistema. Os vários títulos definidos como parâmetros deverão ser preenchidos para possibilitar a "adequação" do sistema aos diferentes ambientes industriais. Caso deseje incluir, alterar ou consultar dados para um dos títulos definidos como parâmetros, basta posicionar o indicador do mouse sobre opção desejada e dar um único click. Através do uso das setas vermelhas pode-se "correr" a lista para os registros já cadastrados: setas para a esquerda, navegação no sentido de início da lista e para direita, sentido do fim da lista, conforme indexação (ordenação de dados) para a lista. Para incluir, alterar e excluir registros, imprimir dados e visualizar registros cadastrados na forma de "grade", basta clicar sobre a opção que indique a ação que deseja tomar, nos botões do rodapé da “janela”.
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3. Como cadastrar ou localizar um TAG?

Acesse o MENU principal e a função ARQUIVO (ou o ícone de atalho sob a barra de ferramentas) e “click” sob a opção "Classificação Equipamento" (“Equipamento”). Ao aparecer a tela de "Classificação e Graduação do Equipamento", digite a opção desejada no menu de rodapé desta "janela" ("Incluir", "Alterar" ou "Excluir"). Para efetuar a consulta dos dados de um TAG cadastrado basta clicar sobre o campo "Equipamento" e selecioná-lo. Para tanto basta correr a lista que encontra-se indexada em ordem alfabética, ou simplesmente digitar o próprio TAG que se deseja localizar. Outra forma de consulta poderá ser feita através das setas vermelhas indicativas de direção (para a esquerda, pesquisa no sentido do início da lista e para a direita, no sentido inverso).
Para a inclusão, o usuário deverá informar os dados desejados para cada um dos campos dessa tela, clicando sobre cada uma das "orelhas", de forma progressiva e na ordem abaixo.
• Caracterização
O usuário deverá informar a denominação do equipamento a ser cadastrado (Equipamento), escolher o tipo, os subtipos (parada e externo), os fluidos (primário e secundário), informar a data de início de operação e se o equipamento sofrerá inspeção em parada. Para os campos parametrizados (tipo, subtipo, etc.) basta clicar sobre o mesmo e escolher uma das opções disponíveis.
• NR-13
Informar a pressão máxima de operação do equipamento (na unidade kg/cm², sendo que internamente o sistema transformará a pressão para MPa), o volume (em m³) e escolher a classe do fluido conforme opções disponíveis (classe A, B, C ou D).
• Classificação
Informados os dados referentes à NR-13 (para os equipamentos enquadrados na mesma), o sistema gera automaticamente a classe de avaria 1. A classificação dos equipamentos em conformidade com a NR-13 se dará automaticamente nesta função, através do preenchimento dos dados de pressão em kg/cm2, o volume em metros cúbicos e a classe do fluido (A, B, C ou D), ou ainda a pressão e o volume para as caldeiras. Para o preenchimento do campo das próximas 3 classes, basta fazer a escolha "correndo" a lista de opções com todas as classes de avaria já cadastradas no sistema. Em seguida informe o código de liberação, a importância operacional e os riscos de explosão e incêndio.
• Localização
Escolher a unidade operacional, a área e o sistema no qual o equipamento se enquadra. Informar o SOP, o número do fluxograma de engenharia e das plantas baixas onde o mesmo aparece (se necessário).
• Risco
Avaliação qualitativa do risco que o TAG se encontra. O sistema informa a conseqüência de falha, através da importância operacional, o usuário devera informar a probabilidade de falha, para que o SGE possa calcular o risco de falha.

Após estes procedimentos o usuário deverá confirmar os dados informados, através do botão verde que fica na parte inferior da tela.

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4. Como mudar o status da "RI concluída" para o status de "RI Pendente".

Após conclusão da RI, feita pelo PH, que também informa a data na qual foi concluída. A RI não poderá mais modificar o seu status, nem mesmo sofrer algum outro tipo de alteração.
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5. Na classificação do equipamento, NR-13, ao inserir dados referentes à pressão negativa (vácuo) de um determinado equipamento e fazendo uso do sinal "-", ocorrerá algum tipo de interferência no SGE?

Não. Para o sistema SGE não há problema, pois trata esta Exceção "Pressão negativa (vácuo)", continuará identificando a categoria NR13 a partir da pressão x volume e levando em contra a classe do fluido.
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6.Qual é o tamanho de um croqui para ser adicionado ao SGE? Por que quando colocamos no tamanho normal ele desconfigura, ou seja, ou fica pequeno demais ou grande demais. E no caso de foto também existe um procedimento para esses arquivos serem adicionados ao SGE?

Podemos incorporar imagens do tipo "BMP ou JPG" e é bom editá-la antes de inserir no sistema SGE, para isto poderá usar qualquer editor de imagens, um exemplo destes editores é o "Photo editor" da Microsoft. Ajuste a imagem, salve, e adicione no SGE. Caso não tenha ficado bom, tente novos ajustes redimensionando a imagem.

Obs: ao redimensionar a imagem no Photo editor, não perderá qualidade nem ficará distorcida.
Normalmente as dimensões para as fotos são:
480 X 400 pixels.

Para croqui:
562 X 750 pixels.
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